Parte 2 - Frequencias e Espectro das Cores

 


As cores espectrais são geralmente produzidas por luz monocromática, ou seja, luz visível de um único comprimento de onda. O espectro parece contínuo. Portanto, não há limites definidos entre as cores. No entanto, os intervalos aproximados de comprimento de onda e frequência podem ser usados ​​para especificar a diferença.

 

Os mais evidentes são o violeta, o azul, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. Na realidade, existem sete cores no espectro de cores com a adição do anil entre o azul e o violeta. Isso foi concluído por Isaac Newton após realizar com sucesso experiências para disseminar um feixe de luz monocromática, projetando-o sobre um prisma de vidro num ângulo específico para exibir as cores espectrais.

 

No entanto, a freqüência da cor anil não pode ser distinguida e reconhecida de forma significativa pelo olho humano normal, com exceção de algumas pessoas com boa visão. Portanto, foi sugerido que o anil fosse retirado do gráfico espectral e deveria ser considerado um tom de azul ou violeta.

A partir dos seus experimentos, Newton observou que, quando um feixe de luz monocromática incide sobre um prisma, parte da luz é refletida enquanto outra parte passa pelo prisma e uma faixa de cores espectrais emerge de dentro dele. A partir disso, Newton especulou que a luz era composta de partículas de cores diferentes e que essas partículas moviam-se com velocidades diferentes em meios diferentes; a sua velocidade dependende também da densidade do meio. A luz vermelha (por exemplo) move-se mais rápido do que a luz violeta em meio de vidro.

O espectro visível ou espectro de cores é um subconjunto do espectro eletromagnético. O espectro eletromagnético é uma gama de frequências de diferentes ondas de energia, como raios gama, raios X, raios ultravioleta, luz visível, ondas infravermelhas, microondas e ondas de rádio.

 

As frequências da luz visível situam-se entre as frequências dos raios ultravioleta e das ondas infravermelhas.

 


Fonte: https://www.sofisica.com.br/conteudos/Otica/Refracaodaluz/cor_e_frequencia.php

            https://brasilescola.uol.com.br/fisica/cores-2.htm

            https://micro.magnet.fsu.edu/primer/java/scienceopticsu/newton/

Comentários

Mensagens populares